Azeite

Francisco Manuel Mont’Alverne Rocha Pires e seu filho Francisco Cid Gonçalves Mont’Alverne Rocha Pires decidiram unir forças num projecto comum para trazer nova vida à quinta e às terras dos seus antepassados.

Vindos de diferente realidades, um médico e o outro um biólogo marinho, colocaram as mãos ao trabalho para criar um azeite de alta qualidade.

Nos últimos 7 anos, têm vindo a melhorar 60 hectares de oliveiras antigas com novas técnicas de poda, fertilização sustentável e boas práticas agrícolas em geral. Uma vez que esta antiga plantação (mais de 100 anos) foi plantada por estacaria, existe uma mistura de diferentes variedades de azeitonas, a mais predominante é a Verdeal Transmontana, mas também estão presentes a Cobrançosa, Madural Transmontana e Negrinha de Freixo, dando origem a um azeite “Field Blend” com características e complexidade únicas.

Eles também conseguiram plantar mais 10 hectares de Oliveiras das variedades Cobrançosa e Madural Transmontana para futuras misturas.

O Azeite

Usado há séculos como ingrediente culinário, o azeite foi “redescoberto” e hoje em dia é considerado um produto padrão para qualquer cozinha moderna e saudável.

Seu consumo não se limita às regiões onde é produzido e agora é usado em países tão distantes quanto o Japão, Austrália e China.

Ao escolher um azeite deve esquecer os seguintes alguns mitos relativamente à acidez e cor do azeite:

A acidez de um azeite não tem relação direta com o sabor – A acidez está relacionada ao estado fitossanitário das azeitonas, enquanto o sabor, a cor eo cheiro do azeite são dados por uma pequena quantidade de compostos denominados compostos menores.

A cor do azeite não é um sinal de sua qualidade – Os óleos de azeitona mais verdes são feitos de azeitonas mais verdes, enquanto os óleos de azeitona amarela são indicativos de azeitonas maduras, mas após a estabilização do azeite, todos ficam mais amarelos.

Existem diferentes qualidades de azeite:

Virgem Extra – azeite de qualidade superior com sabores intensos e aromas de azeitonas saudáveis. Não apresenta defeitos organolépticos. Acidez igual ou inferior a 0,8%. Pode ser consumido diretamente e é ideal para temperar ou pra consumo directo.

Virgem – azeite de boa qualidade com sabor e aroma de azeitonas saudáveis. Acidez é igual ou inferior a 2%. Pode ser consumido cru ou para temperar e cozinhar.

Refinado – azeite extraído por processos químicos. É muito utilizado para fritar devido à sua resistência a altas temperaturas.

Os  azeites “Monovarietais” são obtidos de uma única variedade de azeitona.